Como articular a função social da escola com as especifidades e as demandas da comunidade?
No Módulo II, os temas apresentados demonstraram a articulação entre diferentes procedimentos na gestão democrática das escolas públicas. Apresenta também o respeito que há entre às diferenças e aos conflitos sociais, observando diretrizes legais e a ética social. A LDB estabeleceu que a gestão da escola se faz com a comunidade escolar e local. Isso significa que precisamos compartilhar ações com outros atores de nossa sociedade. É importante que tenhamos a visão do total. Por isso, a importância de um duplo movimento: da escola para a cidade e desta para a escola. Ao realizarmos esses dois movimentos, estamos atentos às mudanças sociais e procuramos agir de modo autônomo e responsável. É por esse motivo que destacamos a importância de estabelecer parcerias com reciprocidade.
As entidades vizinhas à nossa escola são nossos primeiros parceiros. Temos também as outras instituições nacionais e locais co-responsáveis e “partícipes da gestão educacional”, que na maioria das vezes não cumprem com suas reais obrigações, sobrecarregando as unidades escolares.
Temos várias instâncias escolares de gestão. A participação de novos atores na gestão escolar, a descentralização do poder e a delegação de responsabilidades precisam ser compatibilizadas com a reorganização e o fortalecimento dos órgãos colegiados de gestão. Formas institucionais de participação contribuem para o crescimento democrático, pois expressam acordos sobre modos de coordenar e articular ações na