PLURALIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA
O tema “Pluralidade Cultural” é um grande desafio nos dias atuais, é sem dúvida, explorar um universo representado por uma população formada por inúmeros grupos étnicos que forma esse conjunto de pessoas da nação brasileira. E esta é formada por diversos grupos com seus costumes, culturas, crenças e um conjunto diversificado de valores. Valorizar a cultura numa aprendizagem significativa é ter o compromisso de valorizar e melhorar a convivência com a diversidade cultural, uma das vias dessa conscientização é a educação em valores.
É sem dúvida, compreender relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, É evidente que cada pessoa, enquanto cidadão deve ser vista como sujeito único, com personalidade, modo de ver, sentir e com potencialidades que nem sempre são compreendidas, aceitas e bem vistas pela sociedade a qual faz parte, mas respeitá-las como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano se m discriminação tendo sempre a ética como elemento primordial nas relações sociais e interpessoais
Pode-se perceber a importância da pluralidade cultural que valoriza as características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, no processo ensino aprendizagem. Além do mais o que propõe o tema é buscar na diversidade, a compreensão das relações, marcada pelas desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, que possa permitir melhorias no convívio entre os seres humanos, cada qual respeitando direitos e deveres de cada um.
Os objetivos que inserem a pluralidade cultural na aprendizagem cultural vêm com o intuito de reconhecer a diversidade da cidadania para todos é, portanto, para a própria nação. Vale ressaltar, que a escola tem um papel fundamental a desempenhar nesse processo. Pois sua função principal é a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de compreenderem, analisar fatos e as relações entre eles na sociedade.
Diante dessa