Psicologia
1) John B. Watson, e suas denominações são: comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e análise do comportamento.
2) O objeto da psicologia é o comportamento observável e é caracterizado como objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
3) O homem é estudado como produto e produtor do meio ambiente.
4) O mais importante teórico behaviorista foi Skinner.
5) É o que usualmente chamamos de não voluntário e inclui as respostas que são eliciadas (produzidas) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplos podem citar: a contração das pupilas, quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salinação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas lágrimas de cebola, etc.
6) Quando tais estímulos são temporalmente pareados com estímulos diciadores , podendo em certas condições eliciar respostas semelhantes às destes.
7) É a resposta que opera no ambiente e modifica- o. A leitura de um livro é um exemplo disso.
8) Se condiciona de forma onde o homem age sobre o mundo e o mundo age sobre o homem.Tocar um instrumento é um exemplo operante, que tem efeito sobre o mundo.
9) É um estímulo reforçador. Reforço positivo é quando aumenta o estímulo para a obtenção de uma resposta satisfatória e o negativo é quando retira esse estímulo ou um empecilho para aumentar a freqüência ou deter essa mesma resposta satisfatória.
10) Esquiva é quando antes mesmo que algo de aversivo me acometa eu me afasto e fuga é quando o estímulo aversivo já está em andamento e eu tendo a me afastar posteriormente.
11) Extinção é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Exemplo: Quando uma pessoa está interessada em outra e a mesma não corresponde, tendendo a outra parte desistir do interesse.
Punição é um procedimento que envolve a