Hidraulica - Rede de Água Quente
(NOME COMPELTO)
Rede de Água Quente
1.INTRODUÇÃO
2.0. Sistema de Distribuição.
Não há o fornecimento publico ou natural de água quente, deste modo, ela deverá ser produzida dentro da edificação. Os projetos de instalação e/ou distribuição de água quente deve ser feito de forma a garantir que a distribuição, chegue em todos os pontos de consumo, sempre que houver necessidade, com temperaturas e quantidades adequadas, bem como permitir fácil acesso ao sistema em caso de manutenção. Seguindo sempre as recomendações da Norma Brasileira NBR – 7198 – (Projeto e Execução de Instalações Prediais de Água Quente.).
2.1. Classificação dos Sistemas Prediais de Água Quente.
Os sistemas prediais de Água Quente podem ser classificados em individual, central privado e central coletivo.
2.1.2.Sistema individual ou local.
Geração e Reservação.
Neste sistema se produz água quente para um único aparelho ou no máximo, para aparelhos do mesmo ambiente. São aparelhos localizados no próprio banheiro ou na área de serviço, o chuveiro elétrico, por exemplo.
Não existindo a necessidade de uma rede de tubulações para água quente, visto que os aparelhos estão geralmente nos ambientes em que são utilizados. Os aquecedores são instantâneos (de passagem).
O sistema Individual ou local é mais utilizado em edificações de baixa renda, pois o investimento é baixo. (A instalação da rede de água quente aumenta o custo da edificação.).
No caso de aquecedores individuais a eletricidade tem-se uma resistência que é ligada automaticamente pelo próprio fluxo de água.
Os aquecedores individuais a gás combustível possuem um queimador que é acionado por uma chama piloto, quando da passagem do fluxo de água, sendo que o ar ambiente é utilizado como comburente e podem ser classificados de acordo com o comburente: aquecedores de fluxo