Hidraulica etapa 3
3. ETAPA 3 4
3.1. Passo 1 – Pesquisar: 4
3.1.1. Condições Atmosféricas 4
3.1.2. A Produção e o Tratamento do Ar Comprimido 6
3.1.3. A Distribuição e Conservação do Ar Comprimido 10
3.1.4. As Vantagens e Desvantagens da Pneumática 14
3.1.5. Sobre Válvulas de Bloqueio 16
4. ETAPA 4 18
4.1. Projeto do Circuito 18
5. Referências Bibliografica 19 3. ETAPA 3
1. Passo 1 – Pesquisar:
1. Condições Atmosféricas (6)
É a massa de ar que envolve a Terra, cuja altitude dessa camada de ar se estende até aproximadamente 80 quilômetros. Sabemos que o ar ocupa lugar no espaço e tem peso, podemos comprovar isso comparando o peso uma bola de futebol vazia com uma cheia. A bola cheia é mais pesada pois contém ar no seu interior.
Sem a existência do ar, não haveria vida em nosso planeta. Apesar de não possuir uma forma física, podemos notar sua presença em todos os lugares. Por ser elástico e compressível ocupa todo o espaço onde está contido. Sua composição principal é constituída por 78% de Nitrogênio (gás inerte e pode ser combinado com qualquer outro elemento, sem problemas, sendo usado com muita eficiência para encher pneus de veículos), 21 % de Oxigênio (gás muito ativo, elemento necessário à combustão e, se combinado com óleo, graxa ou sujeira pode provocar combustão espontânea e até mesmo explosão) e 1% de outros gases tais como Argônio, Neônio, Hélio, Hidrogênio, resíduos de Dióxido de Carbono, etc.
A camada de ar atmosférico que envolve a Terra, por sua vez, que está sob efeito da ação da gravidade, faz com que próximo à superfície dos mares (parte mais baixa), haja um maior acúmulo de oxigênio e nitrogênio e por sua vez, uma maior quantidade de pressão. A medida que se afasta do nível do mar, subindo, a pressão atmosférica diminui. TORRICELLI em 1643 inventou o barômetro (aparelho para medir pressão atmosférica), por meio do qual demonstrou que a atmosfera exerce uma pressão capaz de suportar