ATPS de Hidráulica e Pneumática etapas 3 e 4
Esta atividade é importante para que você possa entender como funciona um sistema pneumático e possa calcular a quantidade de ar comprimido utilizado em um sistema.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1:
Assistir a vídeos e fazer uma entrevista com representantes deempresas do segmento, sobre tipos de sistemas pneumáticos e suas aplicações mais utilizadas na indústria, com ênfase em prensas e alimentadores.
Os tipos de sistemas que utilizam este tipo de equipamento são as prensas de estamparia, entortamento, entre outros já os alimentadores são de vários tipos e modelos
AF-1C, AF-2C e AF-6C.
http://www.tecnopress.com.br/imagens/Alimentador_Pneumatico.jpg
Passo 2:
Calcular, de acordo com a vazão e a perda de carga, o diâmetro do tubopara que o sistema de alimentação possa trabalhar na prensa hidráulica.
D=35,86 mm
Passo 3:
Pesquisar em catálogos de fabricantes e definir três tipos de compressores que podem ser utilizados para o projeto em questão; escolher e calcular o compressor utilizado para o sistema de alimentação, justificando sua escolha, e definir o sistema de tratamento do ar comprimido equivalente com o sistema e compressor selecionados.
Informações Sobre Ar Comprimido
Os três tipos de compressores
Compressor de Pistões
O compressor de pistões é um dos mais antigos modelos de compressores, mas continua a ser o mais versátil e ainda é um compressor muito eficiente. O compressor de pistões desloca um pistão no interior de um cilindro através de uma biela e uma cambota. Se apenas um lado do pistão é utilizado para a compressão, é descrito como de acção simples. Se ambos os lados do pistão, o superior e o inferior, são utilizados, é de acção dupla. A versatilidade dos compressores de pistões virtualmente não conhece