Hidratação com água de coco
Aluna: Carolina Mazza de Menezes
Turma: Medicina – 2011.2
Disciplinas: Iniciação científica I
A água de coco como hidratante de via oral
Com frequencia, diarréias e vômitos podem provocar reduçao nos níveis plasmáticos de eletrólitos e de glicose, tendo como conseqüência a redução da osmolaridade sanguínea, caracterizando a desidratação. Para reverter esse quadro é indicada a reidratação oral do indivíduo. As vantagens da reidratação oral estão em ser mais segura, eficaz, de fácil aplicação e de menor custo, sendo a mais indicada em quadros leves de desidratação. Buscou-se, através de buscas bibliográficas, se a água de coco ministrada oralmente é uma solução de hidratação eficaz no uso substitutivo para outras terapias de hidratação.
Um solução de hidratação padrão é composta por 90 mEq/l de sódio, 111 mmol/l de glicose, 80 mEq/l de Cloro e 20 mEq/L de potássio. A água de coco, porém, apresenta concentrações de sódio e cloro inferiores as ideais, enquanto as de potássio estão muito acima das necessárias. Apesar de as concentrações variarem ao longo do desenvolvimento do fruto, nenhuma atinge as concentrações adequadas de todos os nutrientes concomitantemente de acordo com a solução padrão. Apesar disso, a água de coco pode atenuar a deidratação por conter quantidades adequadas de sódio e glicose, porém deve ser usada associada à ingestão de íons sódio, uma vez que a água de coco é pobre desse nutriente.
Referências:
DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS – MINISTÉRIO DA SAÚDE http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/gve_7ed_web_atual_dda.pdf Rehydration with sodium-enriched coconut water after exercise-induced dehydration. Autores: Ismail I; Singh R; Sirisinghe RG http://www.tm.mahidol.ac.th/seameo/2007_38_4/26-4026.pdf
Rehydration after exercise with fresh young coconut water, carbohydrate-electrolyte beverage and plain water.
Autores: Saat M; Singh R; Sirisinghe RG; Nawawi M