Hidrantes
SISTEMAS DE HIDRANTES
O sistema é composto de um reservatório de água, conectado a uma Casa de Bombas ou diretamente a rede de alimentação d'água , que é distribuída por uma tubulação de Ferro Fundido ou Aço ou em Plástico PVC ( há restrições ) até as colunas de hidrantes simples ou duplas. Nesta rede de alimentação poderemos ter Válvulas Isoladoras , eventualmente sendo indicadoras
(indicam se a Válvula encontra-se aberta ou fechada) , de modo a seccionar a rede e permitir uma manutenção no trecho seccionado.
Ao lado das Colunas de Hidrante são instalados os abrigos de incêndio metálico ou em fibra de vidro , contendo as Manguei-ras de Incêndio , esguichos , e chave storz. Conforme NBR 13714
SISTEMAS DE SPRINKLERS
O sistema é composto de um reservatório de água que está conectado a uma Casa de Bombas , que por sua vez serve a rede de alimentação d'água , que é distribuída por uma tubulação de Ferro Fundido ou Aço até as Válvulas de Governo ( Reten- ção e Alarme ).
A partir desta , temos tubulações em aço denominadas " Geral " , " Sub-Geral" e " Ramais" , nesta última há as conexões com os sprinklers, afim de combater os focos de incêndio sobre a área protegida por cada sprinkler individualmente.
O acionamento deste é feito pelo calor emitido pelo fogo, que rompe uma ampola de quartzóide ou um elo fusível de liga metálica, liberando o selo de vedação, e dando passagem ao fluxo d'água. Este jato atinge o defletor do sprinkler e dispersa se de forma difusa, combatendo e extinguindo o foco de incêndio em uma área determinada pelo seu grau de risco e pelo modelo do sprinkler.
A Válvula de Governo, tem as funções de reter a água pressurizada nos ramais, acionar o Gongo de Alarme Hidráulico no ca-so de incêndio, drenar os ramais no caso de manutenção, indicar a pressão na tubulação de alimentação e geral, e servir como equipamento de teste do sistema. Conforme NBR 10897 e NFPA 13.
SISTEMA DILÚVIO
O sistema é