O menino e o bruxo
* A história de Joaquim Maria Machado de Assis, um menino pobre, mulato e gago que vive com seu pai e sua madrasta.
* Apesar de sua madrasta trata-lo bem não era o suficiente para neutralizar o sofrimento que trazia da infância, desde quando, aos dez anos perdeu a mãe, vítima da tuberculose.
*Como eles tinham uma renda baixa, sua madrasta fazia doces para ele vender e ajudar nas despesas.
* Na véspera de Natal, já estava ficando tarde e ele não tinha vendido nada pelo bairro, então resolveu ir mais longe. Ele chegou em uma rua com casas elegantes e ficou admirando-as, até que surgiu um "agueiro" , Joaquim o parou e começaram a falar de uma casa na qual seu dono era conhecido como o Bruxo do Cosme Velho, até que o agueiro se despediu deixando Joaquim ainda mais intrigado.
* Após a conversa ,aproximadamente as 15hrs ele desmaia, ao acordar ele ainda estava meio tonto. Olhou para o relógio e já eram 17hrs e ele precisava ir à missa do galo à noite. Mas ao olhar para os lados ele vê que está em uma casa bem aconchegante e elegante.
* Então, veio um senhor já de idade em sua direção, e diz que estava a olhar pela janela quando o viu desmaiar e decidiu ajudá-lo. Então Joaquim Maria faz algumas perguntas para o senhor. Joaquim desconfia cada vez mais que o senhor é um bruxo pelas tantas informações que ele sabe a seu respeito.