Biografia Machado de Assis/ O menino e o bruxo
Nome: Julia Dias Mesquita Rodrigues – nº 15
Série: 8º ano A
Profª: Isilda
Biografia
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908). O garoto pobre que marcou a literatura brasileira.
Aos 16 anos conseguiu publicar sua primeira obra literária em uma revista, onde registrou o poema “Ela”. Aos 19 anos, se tornou colaborador e revisor de um jornal. Nesse tempo ainda se dedicou à escrita do romantismo e ao trabalho jornalístico.
Assis escreveu para o Correio Mercantil, Diário do Rio de Janeiro, O Espelho, A Semana Ilustrada e Jornal das Famílias. Sua primeira obra impressa foi o livro “Queda que as mulheres têm para os tolos”.
Em 1867, publicou “Crisálidas”, seu primeiro livro de poesias. A carreira teve sequência com a publicação de “Ressurreição”.
A conquista do cargo de primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas ofereceu-lhe condição de vida. No ano de 1874, produziu “A mão e a luva”, além de uma peça de teatro.
Em 1881, publicou o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”
Machado de Assis tornou-se o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
A sua obra conta com um leque temático e variado, dificultando o seu legado em um único gênero. Chegou a ser um dos principais nomes da literatura internacional.
Enredo
Primeira parte
O livro ‘’O menino e o Bruxo’’ conta a história de Joaquim Maria, um menino pobre e gago que vive com seu pai e sua madrasta. Como eles tinham uma renda baixa, sua madrasta fazia doces para ele vender e ajudar nas despesas. Ele saía pelas ruas, todos os dias pela manhã para tentar vendê-los. Em certa vez, já estava ficando tarde e ele não tinha vendido nada pelo bairro, então resolveu ir mais longe. Ele chegou em uma rua com casas elegantes e ficou admirando-as, até que sentiu uma tontura e começou a passar mal, o que era frequente em seu dia-a-dia.
Ao acordar ele ainda estava meio