recuperação pós avc
Cerca de um terço das pessoas que sofreram um AVC ficam com incapacidades.
A reabilitação é o processo de recuperação ou de aprendizagem da gestão dos danos que o AVC causou. Reabilitação envolve voltar à vida normal alcançando o melhor nível de independência possível através de:
Reaprender capacidades e habilidades;
Aprender novas capacidades;
Adaptar-se a algumas situações causadas pelo AVC;
Encontrar suporte prático, emocional e social em casa e na comunidade http://www.associacaoavc.pt/Informacao/Menu5/Page2.php A reabilitação destes pacientes é na maioria das vezes, um grande desafio. Os esforços para minimizar o impacto e para aumentar a recuperação funcional após AVC têm sido um ponto importante para os profissionais de reabilitação.
É consenso na literatura atual que a fraqueza muscular, caracterizada pela incapacidade do músculo em gerar força nos níveis considerados normais é uma séria limitação à função e à reabilitação, atrasando muitas vezes o ganho funcional dos pacientes hemiparéticos crônicos ao longo da terapia.
A fraqueza muscular é uma das alterações mais significativas presentes após o AVC e um fator limitante para a recuperação funcional. O fortalecimento muscular não tem sido muito utilizado na reabilitação após o AVC porque se acreditava que haveria uma interferência na coordenação e no timing do controle motor, exacerbando a restrição imposta pelo músculo espástico e reforçando os padrões anormais de movimento. Não há evidências científicas que suportem tal afirmação. (SALMELA; OLIVEIRA et. al. 2000 e TRÓCOLI; FURTADO 2008). http://terapiadomovimento.blogspot.com.br/2010/04/reabilitacao-funcional-em-pacientes-com.html Programa de Reabilitação
O programa de reabilitação de um AVC deverá ter em conta: