hhhhhhh
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Disciplina: Avaliação da Aprendizagem
Professora: Magna Silva
Grupo 2 – Situação 1 Elyane Reis
Flávia Priscila
Gilberto Café
KarinyMichelly
Priscila Amâncio
Zilany Rodrigues
1º SITUAÇÃO: Sala de aula comum, igual a tantas outras, alguns velhos quadros e mapas dispostos na parede. A professora escreve na lousa com letra bem legível, os alunos irrequietos. Quando a professora é chamada pelo diretor à porta da sala, o tom de voz dos alunos eleva-se. Com rápido e nervoso olhares, ele tenta acalmá-los, sem nada conseguir. Após a visita, diz ameaçadora: -- Continuem a conversar. Vocês vão ver a prova no final do mês.
Nesta situação a avaliação exerce a função de ferramenta de controle e instrumento de medição. Neste caso a professora deveria buscar a solução através do ensino, pois seriam possíveis mudanças positivas na conduta e nas atitudes dos alunos. Segundo Thorndike, o conceito cultural tem influência no campo da avaliação, porque são introduzidos e ainda mais enfatizados pela medição centrada na invenção de técnicas e até mesmo mecanismos cuja finalidade está na medição das características da personalidade de cada indivíduo.
A professora nesta situação utilizou a avaliação como ferramenta de punição, levando os alunos a terem medos dos possíveis fracassos na avaliação, Devido ao comportamento inadequado dos alunos.Aqui ela não levou em conta a função negociadora da avaliação, pois desvalorizou a ação pedagógica não dando importância aos interesses, necessidades e motivações dos alunos através de acordos que talvez pudessem dar outro rumo ao comportamento em sala. Nesse contexto, a avaliação tem o caráter seletivo e classificatório de modo acumulativo. Esses procedimentos são utilizados pelos professores na medida em que geram direitos e deveres, com a finalidade de garantir a normatização institucional.
Através da fala da professora a prova é um instrumento de