hexanona
Objetivos
Objetivo geral
Nesta unidade, o objetivo é Ilustrar e ajudar na compreensão do conceito de tensão superficial nos líquidos. Observar como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pela ação de um agente surfactante, no caso o detergente; desenvolver a capacidade de observação, reflexão, habilidades manuais e coordenação motora; desenvolver o trabalho em equipe e estabelecer relações entre teoria e prática.
Objetivo específico
Os estudantes deverão: [1] Compreender o conceito de tensão superficial [2] distinguir a diferença de tensão superficial em diferentes líquidos [3] interpretar a relevância e significado de agentes surfactantes
Conteúdos
Conceituais:
Tensão superficial.
Agente surfactante.
Micela.
Atitudinais:
Trabalho em grupo
Sensibilidade analítica (observação)
Objetivação e Organização da realidade
Aula
Local: A aula será realizada em laboratório didático de química da Universidade de São Paulo, dispondo de seis grupos de cinco alunos em cada bancada. O laboratório possui quatro bancadas.
Atividades / Procedimentos:
TAREFA INICIAL DE CLASSE [1]: Nos cinco primeiros minutos de aula, os estudantes respondem verbalmente ao seguinte (escrito na lousa antes da aula):” já ouviram falar em tensão superficial dos líquidos? O que seria tensão? Como ela agiria? (pensem nos aspectos de algum objeto tensionado)” Os estudantes então partilham suas ideias, e o professor escreve as respostas dos estudantes na lousa, em seguida eles colocaram gotas de agua em uma moeda até que acontece o derramamento. O professor então conduz uma discussão sobre a tensão superficial de líquidos com o auxílio de projeção de slides( dez minutos).
TAREFA DE CLASSE [2]: Nessa etapa o professor orientará os grupos de alunos a colocar leite no recipiente separado anteriormente ( antes do inicio da aula) , em seguida pingará os corantes de maneira que fiquem separados na superfície do leite,