Estudo da cinética da halogenação da ciclo-hexanona
O objectivo deste trabalho foi determinar a lei de velocidade da reacção de halogenação da ciclo-hexanona, através do estudo da cinética da reacção, utilizando o método de isolamento de Ostwald. Para tal, após a preparação de todas as soluções necessárias foi colocado no espectrofotómetro uma solução de ciclo-hexanona, ácido clorídrico e iodo para efeitos da observação da variação da concentração de iodo, o reagente “isolado”. Através deste processo concluiu-se que a concentração diminui à medida que a reacção ocorre. Facto que se comprova através dos valores de absorvância observados. Através da análise do gráfico observamos que a lei da velocidade, em relação ao iodo, é de ordem específica 0. Com base nos resultados obtidos o valor da pseudo – constante de velocidade, k’, é de e a constante de velocidade tem um valor de .
Introdução Teórica
A lei de velocidade de uma reacção química só pode ser determinada experimentalmente. Através da mesma é possível concluir acerca da dependência da velocidade da reacção com as concentrações molares dos reagentes.
Para esta experiência as concentrações de HCl (ácido) e de ciclo-hexanona são bastantes superiores à do iodo, logo pelo método de isolamento de Ostwald o iodo é o reagente a isolar. As concentrações dos outros reagentes são consideradas constantes (por excesso). Uma vez que estas concentrações são constantes ao longo do tempo vamos determinar como varia a concentração de iodo, que será quantificada através da medição da absorvância a , pois é a única espécie em solução que absorve radiação neste comprimento de onda (visível).
Parte Experimental /Material e métodos
Material e métodos
Solução de HCl 0,5 mol dm -3
Solução de iodeto de potássio a 10% (m/m)
Solução de iodo 0,02 mol dm -3
Solução de ciclo - hexanona 0,48 mol dm-3