Estudo da Cinética de Halogenação da Ciclo-Hexanona
Índice
Resumo…………………………………………………………….………….. 3
Parte experimental/Materiais e métodos……………………………… 4 A. Procedimento experimental……………………………...….. 4 B. Material……………………………………………………………..5 C. Soluções……………………………………………………………5
Resultados e Tratamentos de dados………………………………….….6
Discussão………………………………………………………………………11
Conclusões……………………………………………………………………13
Bibliografia………………………………………………………………….…14
Apêndices……………………………………………………………………..15
Resumo
Este trabalho consiste no estudo da cinética de halogenação da ciclo-hexanona usando o método de isolamento de Ostwald.
O principal objetivo é determinar experimentalmente a lei de velocidade da halogenação da ciclo-hexanona, de modo a validar o mecanismo da reação em estudo.
De modo a se obterem os resultados pretendidos, recorreu-se ao método de isolamento de Ostwald, em que um reagente é “isolado”, isto é, é usado em quantidade muito inferior aos restantes reagentes de modo a considerar a concentração destes últimos praticamente constante ao longo da reação, permitindo simplificar a lei de velocidade por forma a só depender da concentração do reagente “isolado”, medindo a sua variação ao longo da reação através de um espetrofotómetro, cujo expoente corresponde à sua ordem parcial de reação e será determinado experimentalmente, recorrendo às formas integradas das leis de velocidade, e da constante de velocidade, que também necessita de ser determinada experimentalmente.
Foi possível determinar que a ordem do reagente “isolado” (que neste caso era o iodo) era 0, que está de acordo com o valor referido na literatura, e também se determinou a constante de velocidade da reação que é 1,461x10-2 M-1min-1.
Os resultados estão de acordo com o esperado, comprovando a eficácia deste método no estudo da cinética de reações. A fonte de erro que possa advir deste