Quimica Fisica
A realização deste trabalho experimental tinha com objetivo o estudo da cinética de halogenação da ciclo-hexanona, mais concretamente a determinação da constante de velocidade dessa mesma reação.
Para isso foi utilizado o método de isolamento de Ostwald que consiste no isolamento de um dos reagentes, neste caso o iodo, uma vez que este é a única espécie em solução que absorve radiação com o comprimento de onda utlizado, λ=540nm. Esse isolamento é conseguido utilizando concentrações dos restantes reagentes, ciclo-hexanona e ácido, muito superiores à concentração do iodo. Desta forma, as concentrações de ciclo-hexanona e de ácido podem considerar-se constantes ao longo do tempo quando comparadas com a concentração de iodo, ficando este “isolado”.
Assim, foi utilizada a espectrofotometria UV/visível através da qual foi possível medir a absorvência de 1 em 1minuto e, consequentemente verificar qual a concentração do iodo ao longo do tempo. Os valores das absorvências foram representados graficamente em função do tempo, gráfico 1, a partir do qual se concluiu que a variação da absorvência é linear com o tempo e assim a ordem de reação em relação ao iodo, o agente isolado, é zero.
Utilizando a lei de Lambert-Beer, A= Ɛ×c×l (A-absorvência, Ɛ=coeficiente de absorção molar, c-concentrarão, l-largura da célula), foi possível calcular o coeficiente de absorção molar, cujo valor obtido foi Ɛ= VALOR (dm^3.mol-1.com-1)
Parte experimental
Soluções:
- Solução de HCl 0,5 mol dm-3.
- Preparar 25 cm3 de uma solução de iodeto de potássio a 10% (w/v).
- Preparar rigorosamente 20,00 cm3 de uma solução de iodo 0,02 mol.dm-3 utilizando como solvente a solução preparada no ponto anterior.
- Preparar rigorosamente 20,00 cm3 de uma solução de ciclo-hexanona 0,48 mol.dm-3, por diluição do volume adequado da substância pura.
- Prepare cerca de 10 cm3 de uma solução de referência contendo a solução