Heterogeneidade
"ENGRAÇADO. DOMINGO, SÓ OS CELULARES DA OI ESTAVAM VIBRANDO"
A referida publicidade trata-se de uma ironia, um dos tipos da heterogeneidade mostrada, a qual se apresenta como não-marcada, ou seja, implícita: no enunciado observamos que uma outra voz, além do locutor, se faz ouvir, a voz do enunciador que exprime um ponto de vista infundado. Na ironia, o locutor assume as palavras, mas não o ponto de vista que elas supõem.
Diante do enunciado em questão, percebemos que existe apenas um locutor e dois enunciadores:
1 locutor: "Engraçado. Domingo, só os celulares da Oi estavam vibrando".
2 Enunciadores: O E1 afirma que domingo todos os celulares da Oi estavam vibrando (dito), porém o E2 não acredita realmente no que é dito (não-dito).
Esta publicidade refere-se ao ano de 2002, quando a seleção de futebol do Brasil venceu a Copa do Mundo, tornando-se pentacampeã mundial. Após a conquista, a operadora OI, através desta publicidade, faz uma ironia quanto às outras operadoras de telefonia que são estrangeiras e por isso, não puderam vibrar com a conquista do pentacampeonato e ainda, faz uma analogia, dizendo que é também pentacampeã junto com Brasil, identificando as cinco operadoras estrangeiras que atuam no país e são suas concorrentes.
Quando o enunciador 1 afirma que acha engraçado somente os celulares da Oi estarem vibrando no domingo (dito), o enunciador 2 (não-dito) sabe que outras operadoras estão em funcionamento no Brasil, porém, diante do contexto, quando o Brasil foi pentacampeão em 2002 e a operadora OI é apresentada na publicidade em questão como a única operadora 100% brasileira, entende-se que ela é a única que terá seus celulares vibrando, pois as suas concorrentes, por serem de outros países, não vibrariam com tal conquista.
Fonte: Revista Época, 30 de junho de 2002.