Herpesvirus
BIOMEDICINA
VIROLOGIA
SAMIRA BEATRIZ DOS SANTOS
GOIÂNIA 2014
SAMIRA BEATRIZ DOS SANTOS
VIROLOGIA
Trabalho complementar para nota de n2 da disciplina de Virologia do curso de Biomedicina.
Prof. Lorena Cristina
GOIÂNIA 2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Vírus é um agente infeccioso que é construído minimamente por dois componentes: DNA ou RNA. São parasitas intracelulares obrigatórios que se multiplicam usando aparato de síntese protéica da célula hospedeira.
A patogenicidade dos vírus depende das características funcionais e estruturais, e as diferentes espécies podem produzir patologias distintas. Apresentaremos algumas dessas doenças, à estrutura do vírus, o mecanismo de lesão e a patologia que causa no indivíduo.
2 HERPESVÍRUS
Os herpesvírus são vírus grandes. Todos os herpesvírus possuem um cerne de DNA de filamento duplo, na forma de toróide, circundado por um revestimento protéico que exibe simetria icosaédrica e apresenta 162 capsômeros (ADELBERG;MELNICK,2000).
O nucleocapsídio é circundado por um envoltório proveniente da membrana nuclear da célula infectada; contém espículas de glicoproteína de cerca de 8 nm de comprimento (ADELBERG;MELNICK,2000).
O genima de DNA de filamento duplo (124-235 kbp) é linear. Uma notável caracteristica dos DNAs dos herpesvírus consiste no arranjo das seqüências (ADELBERG;MELNICK,2000).
O genoma dos herpesvírus é grande o suficiente para codificar pelo menos 100 proteínas diferentes. Destas proteínas, mais de 35 polipeptídeos estão envolvidos na estrutura da partícula viral (ADELBERG;MELNICK,2000).
Replicação herpesvírus com fusão a membrana celular, após ligar-se a receptores celulares específicos por meio de glicoproteína do envoltório. Vários herpesvírus ligam-se a glicosaminoglicanos da superfície celular, principalmente o sulfato de heparan. O capsideo transporta