ácido úrico
O ácido úrico é uma substância formada naturalmente pelo organismo mas que quando encontra-se elevada pode se acumular em alguns tecidos gerando sintomas como inflamação e dor nas articulações, especialmente nos dedos das mãos, joelhos, tornozelos, calcanhar e dedos dos pés.
O ácido úrico elevado no sangue pode gerar uma doença chamada gota e, em alguns casos, pode gerar ainda o cálculo renal. Para evitar que chegue a este ponto, recomenda-se seguir uma dieta equilibrada, restringindo o consumo de alimentos ricos em purinas, como as carnes, marisco, peixe,miúdos e bebidas alcoólicas como a cerveja, e além disso o tratamento pode ser necessário tomar medicamentos.
O excesso de ácido úrico no organismo forma pequenos cristais de urato de sódio, como se fossem pequenas agulhas, que podem se depositar nas articulações, rins e na pele. A longo prazo o excesso de ácido úrico aumenta o risco de doenças cardiovasculares e pode causar insuficiência renal aguda ou crônica.
Sintomas de ácido úrico
Os sintomas de ácido úrico elevado no sangue podem ser:
Dor, Inchaço, Vermelhidão e Dificuldade de movimentar a articulação afetada;
Pedra nos rins, que causa intensa dor no fundo das costas e dificuldade para urinar.
O ácido úrico elevado pode ser diagnosticado através de um simples exame de sangue, que necessita de jejum de 8 horas, mas normalmente o médico também pede um exame de urina para avaliar o ácido úrico na urina e assim poder verificar o funcionamento dos rins.
Ácido úrico alto pode indicar: gota; insuficiência renal; anorexia; leucemia; doença infecciosa aguda; eclampsia grave; choque; cetose diabética; intoxicação por chumbo; acidose metabólica; stress; alcoolismo; exercício vigoroso; policitemia ou psoríase. Já o ácido úrico baixo pode indicar: Doença de Wilson; câncer; ou o uso de remédios para gota,como o alopurinol ou a probenecida.
A policitemia, é caracterizada por um número muito alto de células vermelhas no sangue.
Fotos do