PAPILOMAVÍRUS E HERPESVÍRUS
LUANA PRZYBYTOVICZ DE MOURA
PAPILOMAVÍRUS E HERPESVÍRUS
INTRODUÇÃO
As viroses são doenças que tem que ser tratadas de forma correta para haver a total disseminação do vírus, pelo fato da maioria ser infectocontagiosa, podendo causas epidemias em rebanhos, fazendo o isolamento do animal.
O Papilomavírus é uma doença que afeta principalmente cães, o seu tratamento deve ser feito correto, pelo fato de poder haver a mutação da doença para tumores malignos, mesmo sendo a mortalidade baixa, o tratamento é necessário pelo fato de haver agravamento da doença, o animal fica suscetível a outras enfermidades assim muitas vezes indo a óbito. O herpesvírus é uma doença que necessita de tratamento imediato pelo fato de poder afetar o sistema neurológico; é uma doença de grande contágio, tanto de mãe para o feto , tanto de animal no mesmo local que um contaminado.
PAPILOMAVÍRUS É uma enfermidade infecto-contagiosa causada pelo vírus Papilomavírus, o qual possui simetria icosaédrica, constituído por DNA de fita dupa, pequenos e não envelopados, os quais apresentam termoestabilidade e são resistentes o pH ácido ao éter e solvente lipídico. Doença neoplásica com característica pelo aparecimento de papilomas, os quais são tumores epiteliais benignos. As lesões tumorais tem dois tipos, a forma isolada ou múltipla, onde ficam localizadas principalmente em regiões orais, genitais, cutâneas e oculares. O tamanho varia desde pequenos nódulos com 0,5 cm de diâmetro ate grandes massas. Este tipo de doença ocorre em várias espécies de mamíferos, sem a predileção de raça, sexo e sazonalidade, entretanto é mais freqüente em animais filhotes e jovens, os adultos são suscetíveis quando imonossuprimidos. A Papilomatose Contagiosa Multipla geralmente localizada na cavidade bucal, proliferam- se na mucosa e invadem as regiões mais profundas como o palato, faringe e epiglote. Após quatro semanas do contágio, o