Diagrama Funcional
Diagrama Analítico – Circulação, espaço e uso.
JUNHO/2014
CUIABÁ – MT
ANÁLISE QUANTO A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
Miguel Juliano
Edifício comercial, São Paulo.
A Planta 1A tem quatro elevadores, duas escadas um shaft de ar condicionado, um duto de instalações, um WC e uma copa.
A Planta 1B é composta por quatro elevadores, duas escadas, dois shafts de ar, quatro duto de instalações, quatro WC e quatro copas.
RELAÇÃO DOS ESPAÇOS USOS DA CIRCULAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE USO DO PAVIMENTO
Na Planta 1A a sala principal ocupa um enorme espaço, a maioria da parte do pavimento. A maioria da planta é composta por espaços servidos. Havendo poucos espaços serventes, quatro no total (que são o shaft de ar, o duto de instalações, o WC e a copa), e seis circulações verticais (quatro elevadores e duas escadas).
Já na Planta 1B, a sala principal continua sendo a maior do pavimento, que é o espaço servido. E tem um número bem maior de espaços serventes (com quatorze espaços), e um número maior de circulação vertical (seis espaços).
Nos dois projetos mostra que a circulação vertical está no centro do edifício, facilitando assim a locomoção das pessoas de um lugar para o outro. As áreas serventes estão distribuídas em todo o pavimento. Na planta 1B as áreas serventes estão quase todas nas laterais do edifício, ao redor dos espaços servidos.
ANÁLISE QUANTO À ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
Kogan, Villar & Associados
Edifício CYK, São Paulo - SP
A Planta 2 tem um hall, uma grande parte da área do pavimento voltado para os escritórios, duas copas, nove elevadores e quatro escadas.
RELAÇÃO DOS ESPAÇOS USOS DA CIRCULAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE USO DO PAVIMENTO
Os espaços servidos são os que predominam, composto pelos escritórios e pelo hall. Havendo apenas duas áreas serventes, composta pelas copas. E doze espaços para a circulação vertical, composta por nove elevadores e