Canceres de origem viral
Algumas associações entre determinados vírus e cânceres estão firmemente estabelecidas, mas a maioria ainda não confirmada.
Nenhum vírus invariavelmente provoca o câncer e, geralmente, o risco é muito baixo. Fatores que afetam o risco incluem a cepa do vírus, os genes do hospedeiro e fatores de estilo de vida, por exemplo, fumar consumo de álcool e dieta. Imunossupressão (por exemplo, de desnutrição ou HIV / AIDS) é muitas vezes um grande fator de risco. Às vezes, várias infecções diferentes podem interagir juntas. Diversas bactérias e parasitas também foram ligadas ao câncer.
Cerca de 10-15% dos casos de câncer no mundo são estimados que seja por causa do vírus, mas como novas associações são descobertas, esta estimativa provavelmente aumentará.
Papilomavírus Humano (HPV)
O papilomavírus humano (HPV) é geralmente transmitido sexualmente. Isso faz com que a maioria dos casos de câncer de colo do útero e câncer anal e perianal, cerca de metade dos cânceres de vulva, vagina e no pênis, e alguns tipos de câncer de pele e câncer de cabeça e pescoço. A co-infecção com o HIV ou clamídia pode aumentar o risco de cancro cervical de HPV.
HPV também tem sido associada com cancros da mama e da próstata e, possivelmente, do pulmão.
Herpesvírus.
Vírus Epstein-Barr (EBV), o que provoca mononucleose também está associada com linfomas, especialmente os linfomas de células B e linfoma de Burkitt. Pensa-se também a causar até 10% dos casos de câncer de estômago e alguns carcinomas de nasofaringe.
Vírus Herpes simplex 1 e 2 (HSV-1/2) têm sido associados com o câncer cervical e citomegalovírus (CMV) com câncer de pulmão e câncer de próstata, embora estas ligações são controversos. HHV-6 pode provocar linfomas e leucemias.
Poliomavírus
Poliomavírus são normalmente vírus benignos e muitos deles podem infectar até 80% da população.
Outras associações estudadas incluem JC vírus com tumores cerebrais, possivelmente câncer de cólon; vírus