Atividade complemtar
TRABALHO ACADÊMICO
Maringá
2012
ALANA GABRIELA SPILER
TRABALHO ACADÊMICO
Atividade apresentada como avaliação parcial da disciplina de
Atividade
Complementar
II,
ministrada pelo professor Me.
Vinicius Durval Dorne ao sexto semestre de Publicidade e
Propaganda.
Maringá
2012
1.
A
Análise
do
Discurso
de
linha
francesa
começou
seu
desenvolvimento, na França, na década de 1960. Propondo um novo olhar para as
materialidades
da
linguagem,
marcou -se
em
oposição,
principalmente, à análise conteudística. Desta forma, explique o que propõe a análise discursiva em confronto à Análise de Conteúdo, descrevendo como cada uma das correntes teóricas analisaria o objeto escolhido pela equipe.
A Análise Discursiva trata do discurso o qual a transmite a ideia de curso, de percurso, de correr por, de movimento. O discurso é a palavra em movimento, prática de linguagem e com o estudo do discurso observa-se o homem falando. Essa análise procura entender a língua fazendo sentido, enquanto trabalho simbólico, parte do trabalho social geral, constitutiv o do homem e da sua história.
Segundo Orlandi (2009, p.15), a Análise de Discurso concebe a linguagem como mediação necessária entre o homem e a realidade natural e social. Essa mediação, que é o discurso, torna possível tanto a permanência e a continuidade quanto o deslocamento e a transformação do homem e da realidade em que ele vive.
Também não trabalha com a língua quanto um sistema abstrato, mas com a língua no mundo, com maneiras de significar, com homens falando, considerando a produção de sentidos enquanto porte de suas vidas, seja enquanto sujeitos, seja enquanto membros de uma determinada forma de sociedade. Enquanto a Análise de Conteúdo procura extrair sentidos dos textos, respondendo à questão ‘o que este texto quer dizer?’, em relação ao conteúdo e forma que ele foi produzido. Fixa-se apenas no