ROTEIRO / RESUMO PARA SEMINÁRIO HERPESVÍRUS HUMANO - UFPA / MARÇO 2014
1086 palavras
5 páginas
SEMINÁRIO HERPESVOÍRUS HUMANOROTEIRO
TAXONOMIA
MORFOLOGIA
Os herpevírus são vírus grandes e envelopados que contém DNA linear de fita dupla. O DNA é envolvido por um capsídeo icosadeltaédrico, envolvido por envelope de glicoproteínas. O espaço entre o envelope e o capsídeo é denominado tegumento, onde se encontram proteínas e enzimas virais que auxiliam no inicio da replicação.
OBS.: Capsídeo e DNA variam de tamanho de acordo com a espécie de vírus.
REPLICAÇÃO
A replicação dos herpesvírus inicia-se pela interação de glicoproteínas virais com receptores da superfície celular. O nucleocapsídeo é então liberado no citoplasma através da fusão do envelope com a membrana plasmática. Enzimas e fatores de transcrição são carreados para dentro da célula no tegumento do vírion. O nucleocapsídeo liga-se à membrana nuclear e o genoma é liberado no núcleo, onde será transcrito e replicado. O genoma viral é transcrito pela polimerase do ácido ribonucleico (RNA) DNA-dependente e é regulado pelos fatores nucleares e codificados pelo vírus. A interação destes fatores determina se serão produzidas as proteínas necessárias para uma infecção lítica, persistente ou latente.
EPIDEMIOLOGIA FORMAS DE TRANSMISSÃO
HHV-1 e HHV-2
O vírus é transmitido através de secreções e por contato íntimo, com a possibilidade de estabelecer latência e potencial de recorrência assintomática.
O tipo 1 geralmente é disseminado por contato oral (beijo) ou através do compartilhamento de objetos contaminados com saliva (fômite).
O tipo 2 é disseminado principalmente por contato sexual, autoinoculação ou da mãe infectada para o feto durante o parto (transmissão vertical) ou a partir de infecção intrauterina ascendente durante a infecção da mãe.
HHV-3 (VARICELA ZOSTER) – VZT
É extremamente contagioso, com taxas de infecção superiores a 90% entre contatos susceptíveis no ambiente domestico. A doença é disseminada principalmente pela via respiratória, mas também