Herpes
Herpes é uma doença contagiosa causada pelos vírus Herpes Simplex 1 (HSV1) e 2 (HSV2). É caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas (vesículas) que afetam principalmente os lábios e a região genital. Contudo, qualquer outra parte do corpo pode ser afetada.
O herpes oral (HSV-1) geralmente é transmitido na infância; o herpes genital (HSV-2) é contraído por contato sexual.
Os sintomas mais comuns são coceira, ardor e formigamento no local onde irão surgir as lesões. As pequenas bolhas vão se se enchendo de um líquido claro ou amarelado que é liberado quando as bolhas se rompem.
Nesta fase, o perigo de transmissão da doença aumenta, por isso existem alguns cuidados a serem observados:
Qualquer contato direto com a lesão deve ser evitado;
O doente de herpes deve lavar muito bem as mãos após algum Contato com a lesão para que outras partes do próprio corpo não sejam infectadas;
Se o herpes for genital, é prudente evitar as relações sexuais.
As manifestações evidentes da infecção duram de 5 a 10 dias. Após a cicatrização, nenhuma marca fica visível na pele.
As reincidências da doença acontecem entre intervalos variáveis e depende de diversos fatores como: exposição solar, stress, febre, etc.
O herpes não tem cura. O tratamento para aliviar os sintomas deve te Orientações Medicas Geralmente são indicados Medicamentos pata uso local (cremes e pomadas) ou uso oral (comprimidos).
Causas
Herpes simples - imagem em close
Vírus da herpes simples tipo 1 (HSV1):normalmente associado a infecções dos lábios, da boca e da face. Esse é o vírus mais comum de herpes simples e muitas pessoas o desenvolvem na infância. O HSV1 frequentemente causa feridas (lesões) no interior da boca, como aftas, ou infecção do olho (principalmente na conjuntiva e na córnea). Também pode levar a uma infecção no revestimento do cérebro (meningoencefalite). É transmitido através de contato com a saliva infectada. Na vida adulta,