herpes genital
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
THAMIRES BRITO SILVA
HERPES GENITAL
FORTALEZA 2014
THAMIRES BRITO SILVA
HERPES GENITAL
Pesquisa realizada para disciplina de Saúde da Mulher como parte do requisito para a conclusão de estágio.
Orientadora: Prof. Dayana Dantas
FORTALEZA 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DEFINIÇÃO
3. FATORES DE RISCO
4. EPIDEMIOLOGIA
5. DIAGNÓSTICO
6. SINAIS E SINTOMAS
7. TRATAMENTO
8. PREVENÇÃO
9. POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
11. REFERÊNCIA
1. INTRODUÇÃO
herpes genital é uma doença infectocontagiosa de transmissão sexual que acomete pessoas de todos os meios sociais. Herpes genital está disseminado em todo o mundo e é uma causa frequente de lesões genitais dolorosas em homens e em mulheres.
Existem dois tipos de vírus do herpes simples, chamados VHS-1 e VHS-2. O VHS-2 costuma transmitir-se por via sexual, enquanto o VHS-1 em geral infecta a boca. Ambos os tipos podem infectar os órgãos genitais e a pele que rodeia o recto ou as mãos (especialmente os leitos das unhas) e podem ser transmitidos a outras partes do corpo (como a superfície dos olhos). As úlceras herpéticas não se infectam habitualmente com bactérias, mas algumas pessoas com herpes têm também dentro das úlceras outros microrganismos transmitidos por via sexual, como por exemplo os agentes da sífilis ou da úlcera mole.
Herpes genital na gravidez pode provocar abortamento espontâneo, uma vez que existe a transmissão vertical do vírus. E mais: herpes congênito é uma doença extremamente grave e letal.
2. Definição
O herpes genital é uma doença transmitida por via sexual, causada por um vírus chamado HSV. Este vírus é encontrado basicamente em