Heron de Alexandria
HERON DE ALEXANDRIA foi aluno de Ctesibius com quem seu nome é constantemente ligado. Algumas autoridades relatam a data em que viveram Heron e Ctesibius 100 anos antes dos primeiros anos da nossa era.
Heron esteve ativo em torno do ano 62. É especialmente conhecido pela fórmula que leva seu nome e se aplica ao cálculo da área do triângulo. Seu trabalho mais importante no campo da geometria, Metrica, (embora esta talvez tenha sido descoberta por Arquimedes), permaneceu desaparecido até 1896.
O livro I dessa obra trazia fórmulas para calcular a área de figuras geométricas regulares de 3 a 12 lados, círculos e seus segmentos, elipses e segmentos parabólicos, além de superfícies de cilindros, cones, esferas e segmentos de esferas. Nesse livro é apresentado, também, um método para o cálculo aproximado da raiz quadrada de um número, empregado modernamente em computadores.
O livro II da Metrica contém fórmulas para o cálculo do volume de diversos sólidos, como cones, pirâmides, cilindros, paralelepípedos, prismas, troncos de cones e pirâmides, esferas e segmentos esféricos, anéis cilíndricos e alguns prismatóides.
O livro III aborda a divisão de certas áreas e volumes em partes que mantêm entre si uma razão determinada.
Para se calcular área de um triângulo, é necessário utilizar a fórmula:
Onde b é a base e a altura, mas temos outra fórmula bem interessante, para se calcular a área de qualquer triângulo, utilizando os valores de seus lados, conhecido por fórmula de Heron.
Em seu principal trabalho sobre geometria, denominado Métrica, Heron enumera diferentes maneiras de determinar a área de