Heron de Alexandria
Pueri Domus – Crescer Sempre
Pesquisa de física
Professor José
2014
Sumário
Introdução
Invenções de Heron
Bibliografia
Introdução
Heron de Alexandria - ( 10 d.C. - 70 d.C.) foi um sábio matemático e mecânico grego, do começo da era cristã (século I).
Geômetra e engenheiro grego, Heron esteve ativo em torno do ano 62. É especialmente conhecido pela fórmula que leva seu nome e se aplica ao cálculo da área do triângulo. Seu trabalho mais importante no campo da geometria, Metrica, permaneceu desaparecido até1896. O livro I dessa obra trazia fórmulas para calcular a área de figuras geométricas regulares de 3 a 12 lados, círculos e seus segmentos, elipses e segmentos parabólicos, além de superfícies de cilindros, cones, esferas e segmentos de esferas. Nesse livro é apresentado, também, um método para o cálculo aproximado da raiz quadrada de um número, empregado modernamente em computadores.
O livro II da Metrica contém fórmulas para o cálculo do volume de diversos sólidos, como cones, pirâmides, cilindros, paralelepípedos, prismas, troncos de cones e pirâmides, esferas e segmentos esféricos, anéis cilíndricos e alguns prismatóides. O livro III aborda a divisão de certas áreas e volumes em partes que mantêm entre si uma razão determinada.
Ficou conhecido por inventar um mecanismo para provar a pressão do ar sobre os corpos, que ficou para a história como o primeiro motor a vapor documentado, a eolípila.
Heron realizou estudos importantes também no campo da astronomia, reunidos na obra Dioptra, nome de um aparelho de utilidade análoga à dos modernos teodolitos. No campo da óptica, Heron explicou, em Reflexão, os fundamentos da propagação retilínea da luz e a lei da reflexão. Entre seus trabalhos em mecânica, destacam-se a Pneumática (em que descreve os princípios de funcionamento de sua máquina a vapor), Máquinas de guerra e