hernia umbilical
1 DEFINIÇÃO P.4
2 CARACTERÍSTICAS P.4
3 DIAGNÓSTICO P.6
4 TRATAMENTO P.7
5 REFERÊNCIAS P.8
1. DEFINIÇÃO Hérnia é uma protrusão na parede abdominal causada por ruptura desta parede. Ela pode ocorrer em vários locais como, por exemplo, no umbigo (hérnia umbilical) e na região inguinal (hérnia inguinal ou da virilha).
A hérnia humbilical infantil é uma tumoração umbilical redutível, indolor, que aparece aos esforços e decorrente da não fusão das aponeuroses dos músculos reto abdominais. Tendência à resolução espontânea e, ao contrario do adulto, raramente apresenta complicações (encarceramento, ruptura).
2. CARACTERÍSTICAS
É o resultado do fechamento incompleto da aponeurose dos músculos reto abdominais, ao nível da cicatriz umbilical, possibilitando a protrusão de alças intestinais, que ficam cobertas apenas por peritônio parietal e pele. Decorre de um defeito no fechamento do anel umbilical, o qual normalmente se oblitera pela involução dos componentes do cordão umbilical. No embrião, o desenvolvimento do intestino médio se caracteriza pelo alongamento rápido do intestino primitivo e seu mesentério, ocasionando a formação da alça intestinal primária. O desenvolvimento da alça intestinal primária se caracteriza pelo alongamento rápido. Em consequência do rápido crescimento e expansão do fígado, a cavidade abdominal torna-se temporariamente pequena demais para conter todas as alças intestinais e elas passam a cavidade extra embrionária no cordão umbilical buscando espaço para continuar seu desenvolvimento. À medida que a cavidade abdominal do feto atinge seu tamanho ideal, seus órgãos e alças