Apesar do cheirinho gostoso
Além disso, não há comprovação nenhuma de que talco ajude a prevenir ou melhorar assaduras ou outros problemas de pele, como brotoejas.
No caso das assaduras, o melhor é, a cada troca, limpar bem o bumbum do bebê e secar com uma fralda de pano ou outro tecido bem macia, para não irritar ainda mais o local. Depois de bem seco, aplique uma fina camada de creme antiassadura. Veja aqui dicas de outras leitoras para combater a assadura.
Se quiser usar alguma coisa para dar uma "secada" a mais na pele do seu filho, prefira maisena ou outros produtos à base de amido de milho, já que eles são compostos por partículas maiores. Ainda assim, todo o cuidado é necessário para não passar nem pulverizar nada próximo ao rosto do bebê. Ponha uma pequena quantidade na sua mão primeiro.
Preste atenção também para deixar o produto longe do alcance da criança. Quando for utilizar, tenha cautela no momento de virar a embalagem e evitar que se crie aquela "nuvem" de pó perto de você
Como limpar o umbigo do bebê
A orientação básica é limpar o coto umbilical com hastes flexíveis e álcool 70% sempre que tiver secreção. "Ou pelo menos três vezes ao dia. É comum haver um pequeno sangramento pouco antes da queda do coto ou após a queda. A secreção deve ser removida com álcool sempre que estiver presente", explica o pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, José Claudionor da Silva. Segundo ele, a limpeza do umbigo não dói e sequer machuca o bebê, pois o coto não tem terminações nervosas. "O recém-nascido pode sentir o frio do álcool, mas não sente dor. O procedimento deve ser realizado com delicadeza e não causa dano", reforça.
2
Cicatrização após a queda do