Hérnia umbilical é uma protuberância anormal que pode ser vista ou sentida na região do umbigo
Comum em bebês, a hérnia surge exatamente no local da cicatriz umbilical, geralmente, quando uma alça intestinal atravessa o tecido muscular. Baixo peso ao nascer e prematuros também são mais propensos a ter uma hérnia umbilical.
As hérnias umbilicais são comuns, ocorrendo em 10 a 20% de todas as crianças.
Causas
O anel umbulical é formado por músculos e outros tecidos no local em que o cordão umbilical se liga ao corpo do feto. Este anel geralmente se fecha antes de o bebê nascer. Se os músculos não se unem completamente na linha média do abdômen, essa fraqueza na parede abdominal pode provocar uma hérnia umbilical ao nascimento ou mais tarde na vida.
Não se sabe ao certo porque a hérnia umbilical se forma sem crianças. Em adultos, muita pressão abdominal pode causar uma hérnia umbilical. As possíveis causas em adultos incluem:
Obesidade
Gestações múltiplas
Líquido na cavidade abdominal (ascite)
Cirurgia abdominal anterior.
Fatores de risco
As hérnias umbilicais são mais comuns em crianças - bebês prematuros e especialmente aqueles com baixo peso ao nascer. Crianças negras parecem ter um risco ligeiramente aumentado de hérnias umbilicais. A condição afeta o sexo feminino e masculino da mesma forma.
Para os adultos, o excesso de peso ou gestações múltiplas podem aumentar o risco de hérnia umbilical. Este tipo de hérnia tende a ser mais comum em mulheres na faixa dos 50 ou 60 anos.
sintomas
Sintomas de Hérnia umbilical
As hérnias umbilicais geralmente podem ser vistas quando o bebê está chorando, rindo ou esforçando-se para usar o banheiro. O sintoma revelador é um inchaço ou protuberância perto da cicatriz umbilical.
Uma hérnia umbilical geralmente pode ser vista depois que o coto