Hermeneutica
EDUARDO LOPES DOS REIS
HERMENÊUTICA
GUARULHOS
2015
CEFORTE-CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLOGICO
EDUARDO LOPES DOS REIS
PESQUISA SOBRE
I e II CORÍNTIOS
Trabalho apresentado em cumprimento as exigências da disciplina de Hermenêutica, sob a orientação da Prof. Aline Goulart.
GUARULHOS
2015
Ceforte-centro de formação teológica
Curso livre em teologia
Eduardo Lopes dos Reis
Semi presencial 2º ano turma 18
Guarulhos 25/07/2015
Sumário
Primeira Epístola aos Coríntios
Introdução
Conteúdo
Autor, data e destinatário
Segunda Epístola aos Coríntios
Introdução
Conteúdo
Autor, data e destinatário
Conclusão
Bibliografia
Primeira Epístola aos Coríntios
Introdução
A primeira epistola aos coríntios foi escrita com o propósito de corrigir desordens que haviam surgido na igreja, e para estabelecer um modelo de conduta cristã. Havia problemas a respeito de doutrinas, de comportamento nos cultos, mas Paulo procura não somente resolver os problemas que estavam causando tantas dificuldades, acima de tudo ele quer que os irmãos sejam guiados pelo amor no Espirito Santo. A correspondência do apóstolo Paulo à igreja em Corinto constitui a maior coleção de suas cartas que possuímos e também nos providencia a mais completa descrição que temos de uma igreja do primeiro século. Dois dos capítulos mais conhecidos e valorizados do Novo Testamento vêm de 1 Coríntios, isto é, o impressionante “Hino sobre o Amor,” no capítulo 13, e o grande trecho sobre a ressurreição no capítulo 15.
Conteúdo
Corinto era a capital da província romana da Acaia, uma grande e prospera cidade, famosa por sua cultura, seu comercio e também sua imoralidade. Era também uma cidade religiosa, havia pelo menos doze templos na cidade, inclusive de Afrodite, a deusa do amor. Havia também uma sinagoga de judeus, por isso a pequena minoria Cristã da cidade enfrentaria dificuldades de manter sua fé em Cristo Jesus e viver uma vida digna