Hermeneutica
O DOGMATISMO JURÍDICO E
SEUS REFLEXOS HEMENÊUTICOS
RESUMO
A presente pesquisa tem por objeto principal entender o que e dogmática e a hermenêutica e sua influência no mundo jurídico. O aprofundamento no tema de interpretação constitucional, com o objetivo de vislumbrar as linhas então existentes e decorrentes do erro ou vício da interpretação. Para tanto, como ponto de partida buscou-se entender a atividade interpretativa com a elucidação de questões pertinentes às suas diversas espécies, aí contidos método, agente e extensão. Superado o tema, pode-se apresentar como necessidade a abordagem acerca dos postulados da interpretação constitucional, sistemas interpretativos e limites da interpretação. Por fim entendendo todos os elementos básicos existentes nos exercícios de hermenêutica chega-se ao dogmatismo. A matéria que pode ser estudada como condições para melhor entendimento de um texto e sua interpretação. Conclui-se que a dogmática e uma das visões antagônicas seja ela na coexistência ou na a atualização do sistema e segurança jurídica.
Palavras-chave: Interpretação, Dogmática Jurídica e Hermenêutica.
INTRODUÇÃO
É fato que a interpretação das normas constitucionais e as demais leis exigem leitor um entendimento refinado da língua portuguesa, em especial do ramo da interpretação. A partir deste entendimento que será decidido ao destino jurídico de um país.
Sendo as leis de um país que iram ditar os direitos e deveres tanto para os cidadãos, e para todo o estado. Motivo dessa matéria passa a ser objeto de profundo estudo, em especial pelo caráter amplo e genérico trazido por este tipo de texto, a quem confere ao interprete grande poder e responsabilidade. Por tal fato a pesquisa tem por finalidade esclarecer os métodos e visões interpretativos em especial da dogmática, que tem os atores que definem o produto final da atividade hermenêutica, em matéria de entendimento e de influencia jurídica. E assim propondo