Hermeneutica
1Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. 2Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. 3Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!»
4Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» 5Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!»
6Ora, havia ali seis vasilhas de pedra preparadas para os ritos de purificação dos judeus, com capacidade de duas ou três medidas cada uma. 7Disse-lhes Jesus: «Enchei as vasilhas de água.» 8Eles encheram-nas até cima. Então ordenou-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa.»
9E eles assim fizeram. O chefe de mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era - se bem que o soubessem os serventes que tinham tirado a água; chamou o noivo 10e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho melhor e, depois de terem bebido bem, é que serve o pior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora!»
11Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primeiro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele. 12Depois disto, desceu a Cafarnaúm com sua mãe, os irmãos e os seus discípulos, e ficaram ali apenas alguns dias.
1A. 1Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia
1B. e a mãe de Jesus estava lá.
2. . 2Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda.
3A. 3Como viesse a faltar o vinho,
3B. a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!»
4A. Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo?
4B. Ainda não chegou a minha hora.»
5A. 5Sua mãe disse aos serventes:
5B. «Fazei o que Ele vos disser!»
6A. 6Ora, havia ali seis vasilhas de pedra preparadas
6B. para os ritos de purificação dos judeus,
6C. com capacidade de duas ou três medidas cada uma.
7A. 7Disse-lhes Jesus: «Enchei as vasilhas de água.»
8A. 8Eles encheram-nas até cima
8B. Então