hermeneutica
CURSO DE TEOLOGIA
Avenida Brasil, 809 – Caixa Postal 148 – CEP 86.400-000 – Jacarezinho – PR
ACADÊMICO: Eduardo dos Santos 1º Ano de Teologia
PROFESSOR: Pe. José Roberto
A HERMENÊUTICA DA SAGRADA ESCRITURA NA IGREJA
Introdução O estudo da Sagrada Escritura sempre foi algo muito presente e de extrema importância para a Igreja, neste sentido, busca-se no presente trabalho realizar uma síntese de um dos tópicos da Exortação pós-sinodal Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI que em seu conteúdo aborda questões sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. O tópico estudado e sintetizado foi: A hermenêutica da Sagrada Escritura na Igreja.
Perceber-se-á o quão importante é o estudo no que diz respeito a interpretação da Palavra de Deus e como deve ser realizado sua interpretação na vida da Igreja. Perceptível também será a compreensão da iluminação do Espirito Santo na Santa Escritura, tanto no Novo quanto no Antigo Testamento e que a Pessoa de Jesus Cristo é o fundamento de toda Escritura, pois Jesus é o verbo Encarnado. As profecias do Antigo Testamento são cumpridas por Jesus no Novo Testamento.
Os métodos abordados no estudo da interpretação da Bíblia são de extrema importância, porém perceber-se-á que é preciso saber utiliza-los para não cometer uma interpretação fundamentalista da Palavra de Deus. Os Santos também trazem uma excelente contribuição na vivencia da Palavra, ver-se-á que eles souberam testemunhar os santos Evangelhos com a própria vida.
A Igreja Lugar Originário da Hermenêutica da Bíblia
A grande ligação existente entre fé e palavra permite perceber que a legítima hermenêutica da bíblia só pode ser perpetrada na fé eclesial, que tem como o seu maior modelo o sim de Maria. É necessário ter fé para realizar uma boa interpretação do texto sagrado, pois a fé nos leva a uma intimidade com Jesus Cristo que é a fonte e fundamento