heredrograma
A hipófise (ou pituitária) é um pequeno órgão ovóide, medindo aproximadamente 1 cm em seu maior diâmetro e pesando cerca de 0,5 g. A hipófise é uma glândula endócrina, do tamanho de uma ervilha, localizada na base do cérebro em uma depressão óssea chamada de "sela túrcica", e envolvida pela dura-máter, exceto onde está ligada ao assoalho do diencéfalo pelo infundíbulo.
LOCALIZAÇÃO
Localizada na base do cérebro, onde repousa no interior da sela turca, e envolvida pela dura-máter, exceto onde está ligada ao assoalho do diencéfalo pelo infundíbulo.
Ela se une ao hipotálamo através do infundíbulo hipofisário que sai da sela turca por meio de uma abertura na dura-máter que recobre o cérebro.
ANATOMIA DA HIPÓFISE
Lobo anterior (adenohipófise):
– Tecido glandular Lobo posterior (neurohipófise):
– Tecido neural
Conexão com hipotálamo:
– Infundíbulo
TUMOR NA HIPÓFISE
É conhecido também como tumor pituitário, é um crescimento anormal na glândula pituitária.
A maioria dos tumores pituitários não é cancerosa (benigna). Portanto muitos desses tumores não causam sintomas e nunca são diagnosticados durante a vida do indivíduo.
Conforme o tumor cresce, as células da hipófise que liberam hormônios podem ser danificadas, causando hipopituitarismo. SINTOMAS
Os sintomas endócrinos são provocados por deficiência ou excesso de produção dos hormônios hipofisários. A deficiência de hormônios hipofisários é conhecida como