Genética
Introdução:
A genética é a área da biologia que estuda a passagem de características dos pais para os filhos e com as aulas de biologia no colégio, cresceu o interesse sobre esse assunto. Chama atenção, saber que fazendo um rastreamento genético de nossos parentes, podemos responder alguns "porquês" de nossa vida, como por exemplo, "como nasci com olho azul se meus pais não possuem essa cor de olhos?" e também saber o por que possuímos esse tipo de sangue. Na verdade, há inúmeras importâncias da genética na descoberta de curas de doenças e síndromes, sendo essencial o entendimento da genética para qualquer estudo sério sobre a vida animal, vegetal e, por isso, queremos levar isso ao público, com simples exemplos.
Metodologia:
Iremos falar principalmente da genética: seus principais conceitos, suas utilidades na vida do ser humano, como analisa-la fazendo um heredrograma da família e mostrando imagens mostrando as diferentes cores da pelagem de um animal, as cores das pétalas de uma flor ou as cores dos olhos de um ser humano. Para mostrar essa mudança nos seres vivos é muito utilizado as moscas que encontramos nas bananas, chamadas de Drosófilas mas conhecidas como mosca-da-banana, com auxilio de microscópios e lupas, conseguiremos mostrar nitidamente as mudanças no fenótipo das moscas que são coletadas de forma simples dentro de uma garrafa, tais como o tamanho das asas, das patas e a cor dos olhos. Explicaremos também as probabilidades de certas características aparecerem ou não. E interagiremos com o público fazendo uma pequena experiência com o fato de sentir ou não o gosto de uma substância na boca, já realizamos essa experiência na aula de laboratório.
Elementos teóricos do trabalho:
Para um melhor entendimento do tema, é preciso saber alguns conceitos, há uma diferença entre genótipos e fenótipos. Genótipos são os genes, se refere aos genes que o individuo possui, já o fenótipo são as