Ética nos Negócios e Responsabilidade Social
-Aumento da Pobreza
-Danos socias (desemprego, desigualdade, desemprego, exclusão social)
-Desconcerto nos mercados financeiros Concluiu-se que em 51 países (num universo de 73) o salário no rendimento total dos agregados familiares tem vindo a retroceder nas duas últimas décadas.
Verifica-se que em 18 dos 27 países analisados que houve uma progressiva desigualdade entre os mais bem pagos e os menos bem pagos tal como acontece em Portugal. O processo de Globalização financeira e a consequente liberalização internacional dos fluxos de capitais afectou as desigualdades
Ética nos negócios e responsabilidade social
2- DESIGUALDADES SOCIAIS E A “ESTRATÉGIA DE LISBOA PÓS-2010”
Espaço europeu- o problema das desigualdades sociais.
1. (Relatório apresentado pelo conselho e pela comissão europeia 2008)-Join Report on Social Protection and Social Inclusion 2008- 16% da população vivem em risco de pobreza (pobreza infantil globalmente inalterada)
A pobreza infantil relaciona-se com o facto de os agregados familiares estarem com dificuldades financeiras devido ao desemprego dos mesmos ou o facto de serem crianças com um só pai ou mãe ou uma família pelo contrário numerosa.
O documento apela ao reforço de políticas sociais de inclusão e anti discriminação necessários aos sucessos escolares dessas mesmas crianças e consequentemente á sua inclusão social.
8% dos cidadãos empregados na EU vivem em risco de pobreza devido ao emprego de a curto prazo e não subsidiado .
Responsabilidade dos Estados membros- cooperação na gestão da mudança, dar prioridade á dimensão social ao nível da condução das políticas públicas europeias.
Os 3 principais factores da mutação social são: globalização, progresso tecnológico e envelhecimento demográfico.
Acção entre os estados membros (2006/2010)
Adaptação ás novas tendências globais através da criação de