Génetica
Slide: Padrões de Herança
Monogênicas: (alterações em apenas 1 gene do DNA);
_ Variedade genética
Proposta de Aristóteles: os gametas continham uma amostra das “essências” de várias partes do corpo parentar (progenitor). A nova prole seria uma mistura dessas essências
Explicação: Esses padrões de herança de doenças, distúrbios ou alterações monogênicas, aquelas causadas pela alteração em apenas 1 gene do DNA.
Vimos que o processo de replicação do DNA e as mutações que ocorrem nesse processo explicam um pouco a variabilidade da espécie, isso explica porque temos indivíduos tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos dentro da mesma espécie. Então cada pessoa conserva características dos antepassados, mas também possuem características próprias. Podendo explicar fenômenos que a primeira vista pode parecer sem explicação, ex: porque que dois gêmeos podem ser tão diferentes então a genética também explica isso.
No passado os pensadores achavam interessante observar que muitas características eram passadas de uma geração para outra, ex: os filhos se parecem com os pais, às plantas que nascem conservam características das plantas de origem, então eles buscavam explicação para isso.
Aristóteles então propôs que os gametas que na época ele nem sabia que existia, mas então a mistura de células, ou parte proveniente do homem e da mulher, ou de duas plantas, então na época não se sabia que eram gametas que continham amostras das essências de várias partes do corpo parental que são os pais. Acreditava-se que cada organismo tinha uma essência que se misturava na fecundação ou no cruzamento e isso poderia ser passado para a nova prole, ou seja, para os descendentes que seriam a misturas de essência contidas nos pais. Então ele não sabia explicar que essência era essa, por que misturava como misturava.
Slide: Herança partilhada
Proposta por Mendel – 1865: “As características são determinadas por unidades discretas que são herdadas