HEREDITARIEDADE E AMBIENTE Fatores que influenciam no desenvolvimento e no comportamento humano
Fatores que influenciam no desenvolvimento e no comportamento humano.
Introdução
A herança biológica é um fator que define a diferença entre as espécies, carregando todas as nossas informações biológicas que influenciam em nosso desenvolvimento. Contudo, a inteligência não é herdada, ela evolui de acordo com as condições do ambiente em que a pessoa vive poderá oferecer a ela. Herdamos apenas as características que nos ajudam a interagir melhor com o ambiente em que vivemos. E este ambiente tem total importância em nosso desenvolvimento e comportamento, é nesse ambiente que manteremos nossas relações com o meio externo e esse meio nos oferecerá estímulos e situações que garantirá a nossa habituação e aprendizagem.
Dessa forma o crescimento humano ocorre dentro de um espaço em continua transformação pela ação social. Nele, o psíquico e o biológico estão em constante interação, de modo que o primeiro impulsiona o segundo em direção a constantes e sucessivas modificações.
Na psicologia, o grande defensor da posição ambientalista é um norte-americano, B. F. Skinner, que se preocupa em explicar o comportamento das pessoas comparando com o ambiente em que elas vivem.
HEREDITARIEDADE E AMBIENTE
Fatores que influenciam no desenvolvimento e no comportamento humano
O ser humano possui em sua formação e desenvolvimento um patrimônio concebido de fatores ambientes e hereditários, que proporcionam a definição de sua personalidade e do comportamento diante das situações.
A combinação entre o biológico e o ambiental é evolutiva por toda a vida, como se o homem nascesse com alguns fatores em que o ambiente social onde ele vive o influenciasse a tomar algumas decisões, ou a agir com certos impulsos.
Todos nos possuímos uma bagagem genética, conhecida por genótipo. Qualquer comportamento, sendo ele positivo ou negativo, que podemos observar desde o nascimento, nada mais é do que a interação entre o genótipo e o meio social, chamada assim