Hereditariedade vs ambiente
Psicologia Pré-Natal e Infantil
Ano Lectivo: 2011/2012
Hereditariedade vs Ambiente
Hereditariedade vs Ambiente
Trabalho Realizado por: * Inês Mendonça Nº 29029 * Lúcia Ferreira Nº 29766 * Rita Estibeiro Nº 28941 * Sara Lopes Nº 28876
Introdução
No âmbito da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil desenvolvemos este trabalho com o tema de “Hereditariedade vs Ambiente”.
A hereditariedade baseia – se na transmissão de caracteres genéticos, ou seja, uma passagem de informação de progenitores para a sua descendência através de um conjunto de alelos que consoante a sua presença ou ausência, definirão o fenótipo e a amplitude com que estas características podem variar consoante a componente ambiental.
O ambiente tem o papel fundamental de moldar as características, que estão definidas, mas não na sua totalidade. Assim pode admitir-se que certos fenótipos sejam ambientalmente definidos, pois a componente ambiental não define genótipos pode, porém, criar uma componente comportamental que não se baseia apenas na genética, isto é, hereditária.
Um código genético não define uma pessoa, define as várias possibilidades que a componente ambiental pode trabalhar.
O grupo baseou-se nas seguintes perguntas que constituem o nosso guião de estudo, com as quais desenvolvemos o estudo da área familiar, o contexto social (escola, atividades extracurriculares) e sociedade. Guião: * Como a família influenciou na escolha? (quais foram os seus papeis) * Como e em que contexto social (escola, atividades, experiência pessoal) surgiu esta curiosidade pela área? * Em que medida a sociedade influenciou para a escolha? * Em que termos biológicos influenciou?
Rita Estibeiro
1) Escolha do curso ou área:
A minha família teve um papel um pouco importante na escolha do tema, talvez por os meus pais estarem divorciados, levou a algumas divergências na escolha