Herbário Medicinal
Nome: Yasmin Garcia Chaves Morato
Série: 7º ano
Professor: Sérgio
Boldo
Plectranthus barbatus Andrews
Para que serve:
É utilizada como medicação afamada para tratamento dos males do fígado e de problemas da digestão. Estudos feitos com seu extrato mostraram que possui ação hipossecretora gástrica, reduzindo não só o volume de suco gástrico, como a sua acidez. Pode ser usada, portanto, no tratamento para controle da gastrite, na dispepsia, azia, mal-estar gástrico (estômago embrulhado), ressaca, e como amargo estimulante da digestão e do apetite.
Parte utilizada:
A parte utilizada para fazer o medicamento são as folhas.
Como preparar:
Usa-se o chá ou extrato feitos de preferência com a folha fresca. O chá é do tipo abafado (infuso), feito com 3 a 4 folhas com água fervente, em quantidade bastante para uma xícara (de chá).
Posologia:
Toma-se 1 a 3 xícaras do chá, adoçado ou não, opcionalmente.
Hortelã
Mentha x villosa
Para que serve:
É registrado como propriedade das suas ações: espamolítica, antivomitiva (evita vômitos), carminativa (eliminador de gases intestinais), estomáquica (favorece a digestão), e anti-helmíntica (elimina vermes intestinais), por via oral, bem como antisséptica (contenção de microrganismos) e antiprurido (redução da coceira), por via local.
Parte utilizada:
São as folhas.
Como preparar:
O tratamento contra ameba e giárdia pode ser feito com o pó das folhas.
O pó pode ser preparado a partir das folhas que são colhidas e postas a secar a sombra, em ambiente ventilado, ou na estufa do fogão ou no forno quente, porém apagado, até que fiquem bem secas e facilmente trituráveis.
Posologia:
São feitas 3 doses diárias por 5 dias consecutivos. Adolescentes e adultos podem tomar ½ colher (de café). O tratamento deve ser repetido após 10 dias, devendo-se observar durante e após ele, os cuidados de higiene pessoal e familiar.