herança sexual
SEXO E A HERANÇA GENÉTICA
1. Introdução: A determinação do sexo nos indivíduos pode ser feita envolvendo somente os cromossomos sexuais; envolvendo o cromossomo X e os autossomos(ocorre com as drosófilas ou moscas-das-frutas) e ainda sem o envolvimento dos cromossomos sexuais, mas havendo a influência de outros fatores, como, por exemplo a temperatura.
2.A determinação do sexo na espécie humana:
Os cromossomos encontrados nas células da espécie humana são divididos em dois grupos: autossomos e alossomos, heterocromossomos ou cromossomos sexuais. Durante a gametogênese feminina são produzidos óvulos que sempre possuem 22 autossomos e um alossomo X. Na espermatogênese, os homens produzem espermatozóides com 22 autossomos e um cromossomo X ou um cromossomo Y.
O sexo do filho depende, portanto, de que gameta masculino irá fecundar o óvulo: sendo o espermatozóide com o X, nasce uma menina (XX); sendo o espermatozóide com o cromossomo Y, nasce um menino (XY). Para cada um desses casos, a probabilidade é de 1/2 ou 50%.
Observe o esquema a seguir:
Três. A herança do sexo:Os padrões de herança do sexo podem ser definidos pela análise dos cromossomos sexuais X e Y. Estes cromossomos possuem forma e tamanho diferentes.Contudo,possuem regiões homólogas, fato este comprovado pelo seu pareamento durante a meiose. Além destas, nos cromossomos X e Y existem regiões não correspondentes denominadas não homólogas.
Os tipos de herança do sexo dependem da localização dos genes nestas regiões.
Assim temos:
Herança ligada ao sexo - determinada por genes situados na porção do cromossomo X não homóloga ao cromossomo Y. Como exemplos temos: daltonismo e hemofilia.
Herança restrita ao sexo - condicionada por genes situados na região do cromossomo Y que não tem homologia com o cromossomo X.
Herança parcialmente ligada ao sexo - determinada por genes localizados nos segmentos homólogos de X e Y, e se comporta como autossômica.
3.