Herança cultural brasileira
Elaine Cristina Pereira Viebrantz
RESUMO
A cultura Afro-brasileira nos dias atuais continua prevalecendo, podemos citar alguns exemplos como; na música popular, na literatura no cinema, no teatro na televisão e até mesmo na culinária.
O carnaval, por exemplo, é uma cultura trazida pelos afro-brasileiros que ainda nos dias atuais continua sendo praticado e cada vez com mais intensidade. Com o passar do tempo os negros foram ganhando espaço na sociedade, de simples escravos passaram a ter os mesmos direitos dos brasileiros, mesmo que ainda haja bastante preconceito referente à cor negra, hoje o negro não é mais visto como capacho onde todos pisam hoje ele pode ter um trabalho digno pode ser dentista, médico juiz ou ter qualquer profissão que desejar. As leis vão sendo estabelecidas a favor do negro até mesmo nas escolas o aluno negro passa a ser valorizado, pois com a lei de nº 10.639/03 passa a ser obrigatório nas escolas o tema: História e Cultura Afro-Brasileira, trazendo assim cada vez mais a história e cultura dos negros evitando preconceitos precoces que pudessem a vir das crianças.
Palavras-chave: Afro-brasileiros; Cultura; Religião; Educação.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão abordados temas relevantes como: A História da educação dos afrodescendentes a religião, cultura a ainda a LEI Nº 10.639/03 que se refere à inserção dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares.
Muitas vezes o negro só é lembrado no dia 13 de maio, em que se revive a memória da princesa Isabel, sobre as lutas, conquistas e resistência dos negros é pouco falado. Os negros precisam se sentir valorizados, respeitados e apoiados no meio em que vivem.
Acredito que ainda existe certas dificuldade na abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira, o racismo ainda atua na sociedade nas famílias e escolas, Muitas vezes essa