Her Clito
Heraclito (português europeu) ou Heráclito (português brasileiro) de Éfeso (em grego: Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος—
Hērákleitos ho Ephésios, Éfeso, aproximadamente 535
a.C. - 475 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o “pai da dialética". Recebeu a alcunha de “Obscuro” principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares.
sua doença.[3] Os médicos não entenderam e acabaram sendo expulsos por Heráclito. O filósofo resolveu então recorrer a um curandeiro que lhe aconselhou imergirse no estrume pois o calor faria evaporar a água em excesso que havia em seu corpo. Foi um desastre: os cães de Heráclito não reconheceram o seu dono, inteiramente coberto de excrementos, e o atacaram, causando a sua morte. É possível também que a causa da morte de HeNa vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do “tudo flui” ráclito tenha sido com o sufocamento do esterco de vaca.
(panta rei) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva O historiador Neantes de Cízico (século III a.C.) afirma que, tendo sido impossível retirar o corpo de sob o estudo o que nos circunda. terco, lá permaneceu.
De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas.
2 O pensamento de Heráclito
1
Dados biográficos
Os filósofos de Mileto (Tales, Anaximandro,
Anaxímenes, entre outros) haviam percebido o diHeráclito nasceu em Éfeso, cidade da Jônia (atual namismo das mudanças que ocorrem na physis, como o
Turquia). Diógenes Laércio relata que “Heráclito, filho nascimento, o crescimento e a morte, mas não chegaram de Blóson, ou, segundo outra tradição, de Heronte, era a problematizar a questão. natural de Éfeso. Tinha aproximadamente quarenta anos Heráclito, inserido no contexto pré-socrático, parte do por ocasião da 69ª Olimpíada (504-501 a.C.). Era ho- princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permem de sentimentos elevados,