Hepatoesplenomegalia
-Dor abdominal
-Fadiga
-Amarelamento da pele e dos olhos (icterícia)
Causas
As causas hepatoesplenomegalia podem ser divididas em:
Hepatoesplenomegalia devido à infecção: Infecção viral como hepatite viral, rubéola, doença por citomegalovírus, mononucleose infecciosa.
As principais doenças do fígado que causam hepatoesplenomegalia são: Hepatite C - é uma doença hepática viral que é transmitida através do sangue. Há muitos sintomas da hepatite C, a maioria dos quais afetam diretamente o fígado e o baço. Outros sintomas da hepatite C incluem coloração amarelada da pele e dos olhos, urina escura, febre e dor abdominal.
Cirrose Hepática - causa aumento do fígado e do baço. Quando um fígado normal saudável é afetado por cirrose hepática, as células são substituídas por tecido cicatricial e estes tecidos cicatriciais tentar assumir a função do fígado. Esta tentativa dos tecidos da cicatriz falha devido à falta de fornecimento de sangue.
Neoplasias malignas que causam Hepatoesplenomegalia: Leucemias, linfomas, Síndromes histiocíticas.
Causas imunológicas de hepatoesplenomegalia: A neutrofilia provoca a hepatoesplenomegalia.
Causas de congestão de hepatoesplenomegalia: Pericardite constritiva e obstrução da veia hepática.
Tratamento
O tratamento depende, principalmente da causa da hepatoesplenomegalia. Por isso, para o tratamento deve-se identificar qual é a causa e tratá-la. Os exames para determinar a causa da hepatoesplenomegalia variam, dependendo