Hepatites virais
Hepatite A
Agente Etiológico - O agente etiológico é um pequeno vírus RNA, membro da família Picornaviridae gênero hepatovirus, espécie Hepatitis A vírus. Seu diâmetro é de cerca de 27 nm. Trata-se de um vírus muito estável, apresentando elevada resistência ao calor, suportando temperaturas de ordem de 60° C, por dez minutos.
Tempo de incubação – O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do individuo suscetível ao vírus e o inicio dos sinais e sintomas clínicos da infecção, varia de 15 a 50 dias (média de 30 dias).
Tempo e Modo de Transmissão – A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por água e alimentos contaminados. A transmissão sexual da hepatite A pode ocorrer com a pratica sexual oral-anal (anilingus), por meio do contato da mucosa da boca de uma pessoa com o ânus de outra portadora da infecção aguda da hepatite A. A pratica digito-anal-oral pode ser uma via de transmissão. O período de transmissibilidade é desde a segunda semana antes do inicio dos sintomas ate o final da segunda semana da doença.
Sintomas- A doença pode ocorrer de forma sintomática ou assintomática, devido à maioria dos casos cursar sem icterícia e com sinais e sintomas pouco específicos, pode passar na maioria das vezes despercebida, favorecendo a não identificação da fonte de infecção. Nos pacientes sintomáticos, o período de doença se caracteriza pela presença de colúria, hipocolia fecal e icterícia. A frequência da manifestação ictérica aumenta de acordo com a faixa etária, variando de 5 a 10% em menores de 6 anos e chegando até 70-80% nos adultos.
Diagnóstico – Além de levar em conta os sintomas, o diagnóstico de hepatite A é feito por meio da detecção de anticorpos contra o vírus VHA no sangue ( através do exame ELISA ) ou pela presença de seus fragmentos nas fezes.
Tratamento – Não existe tratamento especifico para a forma aguda. Se necessário apenas sintomático para náuseas,vômitos e prurido.