Hepatites Virais B e C
Desta forma, não há tratamento específico para hepatite B aguda, porém o indivíduo deverá ter alguns cuidados com a alimentação, não beber bebidas alcoólicas, evitar fazer esforços e hidratar-se corretamente.
Em alguns casos de hepatite B aguda, ela pode evoluir para hepatite B crônica, quando a infecção dura mais de 6 meses. Neste caso, o risco de surgirem lesões graves do fígado como cirrose hepática e insuficiência hepática, por exemplo, é grande e as chances de cura são mínimas, pois o organismo não conseguiu combater o vírus da hepatite B e este permaneceu no organismo.
Assim, indivíduos com hepatite B crônica, além dos cuidados referidos para a hepatite B aguda, necessitam de um tratamento mais específico indicado pelo hepatologista que pode ser feito com medicamentos antivirais como o Interferon e o Entecavir, por exemplo e que pode durar toda a vida.
No entanto, pacientes com hepatite B crônica que realizaram o tratamento corretamente podem não desenvolver doenças do fígado e podem deixar de tomar os remédios. Além disso, pacientes com hepatite B crônica que realizam o tratamento há vários anos podem ficar curados, apesar de não ser comum. Hepatite C tem cura ? A hepatite C tem cura quando a doença é descoberta precocemente. Porém, se ela só for descoberta numa fase avançada, que é quando os sintomas da hepatite geralmente aparecem, a única chance de cura é a realização de um transplante de fígado. A hepatite C é uma doença silenciosa, pois, o vírus da hepatite pode permanecer inativo no organismo por mais de 20 anos e o indivíduo não apresentar nenhum sintoma. Saiba mais sobre os sintomas da hepatite C em: Sintomas de hepatite C. Esse vírus afeta os pacientes que tenham feito alguma transfusão de sangue antes de 1993, quando o