questoes de economia e seus fundamentos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
ALUNA: ALESSANDRA SILVA DA COSTA
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1) Etimologicamente, o que significa Economia?
R: A palavra economia deriva do grego oikonomia (de oikos, casa; nomos, lei). No sentido original, seria a administração da casa, que logo depois foi associado à administração da coisa publica.
2) A passagem da Economia Descritiva para a Teoria Econômica pode-se dar por dois diferentes caminhos: a indução e a dedução. Esclareça a diferença entre os dois.
R: A indução e a dedução são duas formas de buscar o conhecimento através da lógica. Dedução é uma técnica argumentativa na qual a forma lógica garante a verdade da conclusão sempre qua as premissas forem verdadeiras, já a indução é um método de raciocínio com o qual se extraem pela observação de fatos conhecidos alguma conclusão geral que não se acha rigorosamente relacionada com eles.
3) O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?
R: Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, ou seja, a curva de possibilidade de produção ilustra como a escassez de fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.
4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que fluxos reais e monetários conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
R: No fluxo circular da renda as famílias ofertam os meios produtivos e recebem as remunerações. As empresas oferecem bens e serviços às famílias e recebem o pagamento pelos produtos, ou seja, empresas disponibilizam bens e serviços no mercado para o consumo das famílias, e estas, por sua vez, possuem os fatores de produção (terra, capital e trabalho). Para produzir estes bens e serviços (ótica do produto), as empresas precisam dos fatores de produção disponibilizados pelas famílias, constituindo-se assim o mercado de fatores de produção. Nele, as