Hepatite
Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).
Tipos de Hepatite:
Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas às causadas por vírus (vírus da hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc). Além dos vírus outros fatores podem causar a hepatite. Outras causas: drogas (anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazólicos, hormônios tireoidianos, anticoncepcionais, etc), distúrbios metabólicos (doença de Wilson, poli-transfundidos, hemossiderose, hemocromatose, etc), trans-infecciosa, pós-choque. Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas.
Quadro Clínico:
A grande maioria das hepatites agudas é assintomática ou leva a sintomas incaracterísticos como: febre, mal estar, desânimo e dores musculares.
Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo a icterícia, conhecida popularmente no Brasil por "tiriça" ou "amarelão" e que se caracteriza pela coloração amarelo-dourada da pele e conjuntivas.
Associado pode ocorrer urina cor de coca-cola (colúria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal).
Hepatites mais graves podem cursar com insuficiência hepática e culminar com a encefalopatia hepática e óbito. Hepatites crônicas (com duração superior a 6 meses), geralmente são assintomáticas e podem progredir para cirrose.
Hepatites Virais:
Considerada a maior pandemia mundial da atualidade. 60 a 80% cronificam em 15-20 anos, evoluindo para cirrose hepática, e 1-2% para hepatocarcinoma.
O Brasil é hoje um país que tem portadores crônicos de hepatite B e hepatite C, segundo conceitos da Organização Mundial da Saúde, de nível mediano: 1-3%
Hepatite A:
É uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vírus da hepatite